infraestrutura

Pouca chance de construção de terceiras faixas na RSC-287

Deni Zolin

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Além de ser difícil incluir a Faixa Nova na concessão e de mudar a praça de pedágio entre Santa Maria e a Quarta Colônia, outro pedido feito por lideranças de Santa Maria não deve ser acatado pelo governo do Estado. Durante a audiência pública, na segunda-feira, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) pediu que fossem construídas terceiras faixas antes da duplicação da rodovia, para facilitar ultrapassagens e aumentar a segurança. Pozzobom afirmou que isso poderia ser feito de forma que, depois, essas terceiras pistas fossem aproveitadas durante a obra de duplicação.

Porém, o secretário-adjunto de Transportes do Estado, Eduardo Krause, respondeu que, segundo estudos, "a implantação de terceiras faixas apontou para um encarecimento substancial do projeto". Oficialmente, o governo do Estado respondeu que todos os pedidos feitos na audiência pública e por e-mail serão analisados e que ainda há possibilidade de mudar o projeto. Porém, depois dessa resposta do secretário-adjunto, tudo leva a crer que o Estado não irá alterar o projeto e que podemos esquecer da possibilidade de serem construídas terceiras pistas de Santa Maria a Tabaí.

O futuro incerto da Faixa Nova e o pedágio na Quarta Colônia

Se a concessão de pedágios começar em 2020, nos primeiros anos deve ocorrer só a recuperação da pista atual. De 2023 a 2025, serão duplicados só 14 km da rodovia nos perímetros urbanos das cidades entre Tabaí e Santa Maria - aqui na cidade, será só 1,5 km do trevo do aeroporto em direção a Silveira Martins em 2025. E de 2026 a 2028, ocorrerá a duplicação total de Tabaí a Santa Cruz. Já de 2028 a 2031, está previsto duplicar toda a rodovia de Santa Cruz a Santa Maria, sendo que o trecho do trevo do Santuário ao trevo do aeroporto ficará para 2031. O contrato prevê mais um ano de prorrogação para esses prazos.

Agora, imaginem quantos acidentes com mortos e feridos poderão ocorrer nesses trechos de pistas simples daqui a Santa Cruz até 2031.

ALÉM DISSO...

Tudo bem que a multinacional KPMG, que fez os estudos para a concessão da RSC-287, é uma empresa respeitada e que, em tese, faz estudos confiáveis. Porém, engenheiros que consultei dizem que faria sentido e não encareceria muito a obra refazer a base dos acostamentos e colocar novo asfalto para transformar alguns trechos em terceiras pistas. Seria uma oportunidade de resolver, logo nos primeiros anos, esse problema da dificuldade de ultrapassagens, que gera acidentes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: carro invade farmácia no Centro de Santa Maria Anterior

VÍDEO: carro invade farmácia no Centro de Santa Maria

Comissão aprova relatório que obriga fim dos lixões até 2023 Próximo

Comissão aprova relatório que obriga fim dos lixões até 2023

Geral